terça-feira, 9 de março de 2010

Simulado 4 FGV


Pessoal, este será o último simulado até a prova do ICMS-RJ, no próximo mês. Tentei englobar assuntos que estão no edital e não foram cobrados no simulado passado.
Daqui a alguns dias eu comentarei as questões ok?!
Abraço!

Diego Garcia (Dimalkav)




Escola Fazendária prepara campanha educativa sobre o Cupom Mania
28/01/2010



               Na volta às aulas, a campanha Cupom Mania será levada aos cerca de 2,2 milhões de alunos das 2,9 mil escolas municipais e estaduais no Rio de Janeiro. Os estudantes das redes públicas vão se deparar com cartazes informativos do Cupom Mania, programa destinado a criar o hábito de exigir o cupom fiscal nas compras feitas no comércio. 
              A presidente da Escola Fazendária da Secretaria de Estado de Fazenda, Lúcia Figueiredo, será a responsável pela disseminação da aula de cidadania e responsabilidade social que deverá ajudar a diminuir a sonegação no comércio. Junto com a diretora da Divisão de Educação Fiscal, Valéria Ferrari, Lúcia apresentou o Cupom Mania hoje (dia 28 de janeiro) para 31 profissionais de educação das Coordenadorias Regionais e das Gerências de Ensino da Secretaria de Estado de Educação. 
            “Contextualização da educação fiscal, estabelecendo link com o novo projeto cupom Mania, para que se percebesse o viés educativo da campanha”, disse a presidente da Escola Fazendária.
             O comércio tem obrigação de dar o cupom ao consumidor e com isso, garantir a arrecadação de impostos destinados a manter o Estado e aos investimentos em setores prioritários como a própria educação.
             Desde que foi lançado, em novembro, até agora, o Cupom Mania já recebeu mais de um milhão de sms de consumidores interessados em participar da promoção, o que indica uma forte adesão da população. Para participar, basta enviar torpedo, pelo celular, para número 6789, com os dados do cupom fiscal. Mais informações no site www.cupommania.rj.gov.br.
             A campanha está incentivando os consumidores a exigir o cupom fiscal e estimulando o comércio a fornecer o documento emitido por uma espécie de minicomputador, o Emissor do Cupom Fiscal (ECF), equipamento que substituiu as antigas máquinas registradoras. O ECF é obrigatório no Estado do Rio de Janeiro em todas as vendas ao consumidor final (em todo o comércio varejista, por exemplo), quando o estabelecimento tem receita anual superior a R$ 120.000.
            Além de aparelhos de TV e celulares sorteados diariamente, o Cupom Mania já entregou dois prêmios em dinheiro no valor de R$ 100.000 cada e um automóvel. No primeiro semestre deste ano, sairá também o primeiro grande prêmio de R$1.000.000.


1- Indique a opção que apresenta uma informação coerente em relação ao texto:

a) Os cidadãos que vêm participando do Cupom Mania já tiveram a oportunidade de ganhar diversos prêmios, inclusive um de um milhão de reais.
b) Para concorrer aos prêmios é necessário não só exigir o cupom fiscal, mas também enviar uma mensagem de texto por celular com os dados pessoais do cidadão.
c) O Emissor de Cupom Fiscal é um equipamento obrigatório que substituiu as antigas máquinas registradoras.
d) O Estado do Rio de Janeiro aposta na educação fiscal, aliada à distribuição de prêmios para incentivar a participação do maior número de cidadãos.
e) A campanha educativa é uma tentativa de conscientizar alunos da cidade do Rio de Janeiro da importância da exigência do cupom fiscal para a fiscalização estadual.

2- Analise a veracidade das seguintes afirmativas:

I- Em “(...) se deparar com cartazes (...)”, a partícula “se” deve ser classificada como pronome relativo, já que faz referência a “alunos”, sujeito do verbo “vão”.
II- Em “(...)para que se percebesse o viés educativo da campanha(...)”, a partícula “se” deve ser classificada como índice de indeterminação do sujeito em virtude deste não estar expresso na frase.
III- Em “(...)equipamento que substituiu as antigas máquinas registradoras (...)”, a eliminação do pronome “que”, desde que, simultaneamente, “substituto das” substitua “substituiu as”, não influenciará na construção sintática da oração.

a) I e II estão corretas
b) I e III estão corretas
c) II e III estão corretas
d) todas estão corretas
e) todas estão incorretas

3- Em relação ao terceiro parágrafo,  é possível afirmar que:

a) é caracterizado por um discurso indireto livre, já que o autor utilizou o recurso das aspas para dar voz à presidente da Escola Fazendária.
b) a indicação do discurso da outra personagem não é suficiente para caracterizar discurso direto, pois o autor ainda pode ser percebido no trecho.
c) a falta do travessão não descaracteriza o discurso direto, pois houve a correta substituição deste pelas aspas.
d) é um exemplo de discurso indireto, pois mistura, no mesmo trecho, características de ambos os discursos.
e) a indicação do emissor da mensagem apenas no fim do parágrafo prejudica a compreensão do leitor, causando ambiguidade e dificuldade de compreensão do trecho.

4- Analise as seguintes afirmativas:

I- Em “No primeiro semestre deste ano”, a palavra sublinhada tem função endofórica, atuando como um elemento coesivo.
II- Em “disseminação da aula de cidadania e responsabilidade social”, o termo sublinhado exerce função de complemento nominal.
III- A expressão “até agora”, no quinto parágrafo, funciona como um pressuposto, indicando que o programa continua sendo aplicado.

a) apenas I está correta
b) apenas II está correta
c) apenas III está correta
d) I e III estão corretas
e) II e III estão corretas

5- Quantos dos trechos abaixo permitem a transposição para a voz passiva?

I-  “A campanha está incentivando os consumidores a exigir o cupom fiscal(...)”
II-  “Desde que foi lançado, em novembro, até agora, o Cupom Mania já recebeu mais de um milhão de sms (...)”
III-  “Além de aparelhos de TV e celulares sorteados diariamente, o Cupom Mania já entregou dois prêmios em dinheiro (...)”
IV-  “Para participar, basta enviar torpedo, pelo celular, para número 6789, com os dados do cupom fiscal.”

a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4

6- No primeiro parágrafo, encontramos a única ocorrência de crase do texto. Marque a alternativa em que o sinal deve ser utilizado.

a) Na próxima semana, irei à Brasília divulgar os resultados do Cupom Mania.
b) A campanha nas escolas será explicada a alunos, a professores e à direção.
c) À Lúcia Figueiredo, presidente da Escola Fazendária, foram entregues os cartazes.
d) Os consumidores podem enviar mensagens à vontade, pois as chances aumentam ainda mais.
e) O próximo sorteio será daqui à nove horas.

7- “2,2 milhões de alunos” e “2,9 mil escolas” são expressões encontradas no texto. Marque a opção em que a ocorre erro de concordância nominal.

a) As milhares de pessoas presentes no evento perderam suas vidas por causa do acidente.
b) 1,5 milhão foram oferecidos ao jogador para fazer o comercial.
c) Menos de um décimo dos deputados permanecem na capital federal durante o Carnaval.
d) Os 2 milhões de gestantes serão beneficiados pelo novo prazo de licença-maternidade.
e) Apenas 1 % do eleitorado não foram às urnas nesta eleição.

8- Nas opções abaixo, todos os sufixos são semanticamente relacionados, exceto:

a) consumidores
b) estudantes
c) interessados
d) varejistas
e) informativos

9- Assinale a opção em que o parágrafo foi reescrito de forma incorreta, de acordo com as regras de pontuação.

a) A campanha Cupom Mania, na volta às aulas, será levada aos cerca de 2,2 milhões de alunos das 2,9 mil escolas municipais e estaduais no Rio de Janeiro. Os estudantes das redes públicas vão se deparar com cartazes informativos do programa destinado a criar o hábito de exigir o cupom fiscal nas compras feitas no comércio: o Cupom Mania.
b) Além de sortear, diariamente aparelhos de TV ecelulares, o Cupom Mania já entregou dois prêmios em dinheiro no valor de R$ 100.000 cada e um automóvel. No primeiro semestre deste ano sairá também o primeiro grande prêmio de R$1.000.000.
c) Desde o lançamento em  novembro até agora,  o Cupom Mania já recebeu mais de um milhão de sms de consumidores interessados em participar da promoção, o que indica uma forte adesão da população. Para participar, basta enviar torpedo  pelo celular para número 6789, com os dados do cupom fiscal. Mais informações no site www.cupommania.rj.gov.br.
d) A responsável pela disseminação da aula de cidadania e responsabilidade social que deverá ajudar a diminuir a sonegação no comércio será Lúcia Figueiredo,  presidente da Escola Fazendária da Secretaria de Estado de Fazenda. Junto com Valéria Ferrari, a diretora da Divisão de Educação Fiscal, Lúcia apresentou o Cupom Mania hoje (dia 28 de janeiro) para 31 profissionais de educação das Coordenadorias Regionais e das Gerências de Ensino da Secretaria de Estado de Educação. 
e) A campanha está incentivando os consumidores a exigir o cupom fiscal e estimulando o comércio a fornecer o documento emitido por uma espécie de minicomputador, o Emissor do Cupom Fiscal (ECF), equipamento obrigatório no Estado do Rio de Janeiro em todas as vendas ao consumidor final (em todo o comércio varejista, por exemplo) quando o estabelecimento tem receita anual superior a R$ 120.000, que substituiu as antigas máquinas registradoras.